OS PROFESSORES

Momentos Especiais

O Grupo de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Abação deseja um ano letivo 2024/2025 cheio de esperança, de alegria e com muita força para continuar a realizar muitos projetos e atividades.

30/04/2012

DIA MUNDIAL DA DANÇA “OS DANÇARINOS SÃO OS POETAS DO GESTO”


A música poderá contribuir para enriquecer e desenvolver várias competências, nomeadamente, ao nível da socialização, coordenação, comportamento, bem como contribuir para o desenvolvimento da linguagem.
A música, para além de poder apresentar-se de forma aprazível, poderá representar um recurso bastante útil para a aprendizagem em geral, quer a nível motor, afetivo e cognitivo.
Ensinar aos alunos a serem criativos, proativos, solidários e compreensivos, aprenderem a trabalhar em equipa, superando as dificuldades de grupo, será uma mais-valia para superar as dificuldades da vida. Possibilita-se assim, a construção de uma auto estima e auto consciência, permitindo aos alunos a serem felizes.
A música é uma forma de comunicação bastante forte e, pode abrir caminhos para um maior sucesso.
A dança é uma forma de arte, enquadrada por um movimento de pensar, reflete também uma forma de comunicação, onde o corpo se manifesta.
Através da integração, a dança leva ao encontro do prazer de viver e por meio de um diálogo, abre possibilidades de novos caminhos que auxiliam as pessoas a conviver e a lidar melhor com as “diferenças” e os “diferentes”. Estimulando a criatividade através de uma motivação adequada, a dança permite que cada um crie os seus próprios movimentos com espontaneidade e liberdade, uma vez que desenvolve a confiança a quem a pratica, respeitando o tempo, o ritmo e o limite de cada um, para que seja possível interiorizar uma ideia de confiança pessoal.

O equilíbrio emocional provocado pela ação da música favoreceu a integração social e a inclusão no átrio da escola, aproximou as pessoas e colocou-as em igualdade, todos estavam a ouvir e isso tornou-se numa partilha comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário