O projeto surge da necessidade de dar respostas aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da escola Básica de Abação com Currículo Específico Individual (CEI).
Este projeto é desenvolvido pelos docentes de Educação Especial da escola Básica de Abação, com a colaboração do Centro Hípico de Abação, Guimarães e da Direção do Agrupamento de Escolas de Abação contando, também, com doações espontâneas de empresas solidárias da região, para o pagamento da atividade dos alunos/ mensalidade.
Mais do que “cavalgar” o cavalo proporciona sensações prazerosas, desencadeando estímulos positivos da elevação da autoestima; tomada de atitudes, desenvolvimento das habilidades motoras e neurológicas com naturalidade e eficácia. O cavalo será como um agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.
Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tónus muscular, flexibilidade, relaxamento, consciencialização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contactos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e a autoestima.
A prática com cavalos traduz-se em benefícios físicos, psíquicos, terapêuticos, educacionais e sociais de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Serão acompanhados de um auxiliar para conduzir o cavalo, transmitindo-lhes segurança.
Sem comentários:
Enviar um comentário